O palpite da vez: o sono dos SEUS filhos!!

E ainda no clima da coluna Escuta Aqui!, por sugestão, resolvi fazer uma série relativa aos famigerados palpites que nos enlouquecem deeeessde a gestação!

E se tem um tema que gera muuuuitos palpites para as pobres mamães é o sono de seus bebês e crianças pequenas!! E aí se ouve de tudo meeesmo!! 

Um ponto importante é que bebês e crianças pequenas têm sim necessidades diferentes de adultos, então, esqueça O SEU ritmo de dormir e acordar! Ele não serve para eles!! E pode acreditar que as mamães já entendem bem essa parte desde o nascimento!!

Outro ponto é que rotina e ritual para dormir são importantes, mas não precisam ser tãããão rígidos, de forma que o mais complicado de uma criança dormir tarde é ela não completar as horas diárias necessárias de sono para o bom desenvolvimento dela. E para manter um certo bom humor também, claro!

E o terceiro ponto é muito importante: cada criança tem um ritmo próprio com alguma variação das médias recomendadas para cada idade, e com certeza não há pessoa melhor que a mãe para identificar este ritmo! Aliás, pode acreditar que ela também já identificou antes de todo mundo!

Aqui, por exemplo, sempre priorizei a quantidade dentro do que era possível, de forma que, por todo o período em que trabalhei fora, Juju acabava indo dormir por volta das 20h00 para acordar um pouco à noite e acordar de vez a tempo de ficar com nossos amigos enquanto eu ia trabalhar. Apesar de nos vermos nas horas de almoço também para amamentar, acabávamos chegando em casa só por volta das 19h00 ou 19h30, o que limitava muito o tempo que efetivamente passávamos juntas! Este certamente era um ponto que me incomodava bastante e que só sentia agravar à medida que ela ia crescendo. Mantivemos assim até quando ela completou 1 ano e 5 meses, ela mesma desmamou e eu sentia uma grande necessidade de mergulhar mais nesse nosso vínculo para além das folgas, férias e finais de semana!

Decisão tão difícil quanto necessária à parte ao mudar tudo e passar mais tempo com ela todos os dias, fato é que sempre busquei preservar ao máximo a quantidade de sono diária e até hoje seguimos dessa forma! Em dias em que está doentinha, a qualidade fica um pouco prejudicada, mas seguimos respeitando seu ritmo.

Há alguns dias, a pequena fez novo ajuste e diminuiu suas horas para mais próximo das médias recomendadas aos 3 aninhos, o que favorece bastante sua entrada na escolinha!! Devo dizer que a adaptação maior até tem sido a minha que já não consigo mudar tãããão rápido meus padrões de funcionamento!! rsrs

Enfim, fica aqui o relato de que sempre tem muito mais coisas envolvidas em cada atitude e escolha dos pais, portanto, estes merecem mais respeito e ajuda de verdade!

E que, assim, os pais possam viver em paz o ritmo dos seus pequenos, não o dos outros!!

E como algumas mamães sempre pedem e para auxiliar apenas com informações relacionadas às médias de horas recomendadas para cada idade, segue uma tabelinha do site Babycenter Brasil:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s